quarta-feira, 18 de março de 2015

Co-criando Encontros sobre Água e Sociedade

O Consórcio PCJ e a Petrobras em parceria com a Iandé - Educação e Sustentabilidade e apoio da OCA (Laboratório de Política e Educação Ambiental ESALQ/USP), do NACE - PTECA e da Câmara Técnica de Educação Ambiental (Comitês PCJ) irão promover 4 encontros entre maio e junho de 2015, em diferentes regiões das bacias do PCJ, afim de construir um plano de ação para a prevenção, defesa, convivência e superação dos desafios impostos pelos Eventos Hidrológicos Extremos, através de diálogo entre diferentes visões sobre a temática, apresentação da situação e demandas das bacias PCJ, apresentação de soluções e ideias para a superação dos desafios, sensibilização através da arte e de métodos participativos. Em breve maiores informações.
Para que esses encontros ocorram, enfatizando o diálogo e a participação desde sua organização estamos promovendo pré- encontros com representantes de diversos setores da sociedade com potencial de contribuição para elaboração conjunta da programação dos encontros e a metodologia a ser utilizada.
No dia 10 de março foi um desses pré-encontros, em que pessoas representantes das Instituições, Aguapé, OCA, IBILGR/CT, SSPCJ/DAEE, GAEMA, Consórcio PCJ, Prefeitura de Capivari, SANASA, Prefeitura de Limeira, estudantes da Esalq, juntamente com a Iandé se reuniram com o propósito de co criar os encontros, compartilhando o entendimento de que o momento de crise é uma oportunidade de mudança e inovação, enfatizando o diálogo e a participação, conhecendo e conectando as pessoas e organizações para ampliar a visão e consolidar a programação.
Para este momento, trabalhamos com uma ferramenta de diálogo que proporcionasse uma dinamicidade e maior troca de experiências diante de uma realidade complexa. A ferramenta utilizada foi o Open Space (Espaço Aberto), que propicia que os participantes tornem -se protagonistas, proponham e se responsabilizem por conversas e temas que sejam realmente significativos. Obs: Para quem quiser saber um pouquinho mais sobre a metodologia segue link: http://cocriar.com.br/biblioteca/metodologias/open-space/ .

Vejam os resultados do processo Relato Pré Encontro de Organização.
                                          







“A água é o elemento do processo. Ela vence a rigidez encontrando o caminho de menor resistência. Nada por mais inflexível que seja resiste ao fluxo inexorável da água. Ela é capaz de prevalecer sobre aquilo que parece ser muito mais forte do que ela. Justamente por não ser rígida, ela é poderosa que a pedra ou concreto. A água a força da humildade. Não há estrutura que resista ao fluxo de um organismo em processo, caso este processo esteja fluindo.
Se faz necessário romper com rigidez do velho abandonar antigos padrões, dissolver as velhas estruturas e caminhos. As águas, no seu fluxo continuo, precisam encontrar as fissuras, entrar nelas e fazer delicadamente uma suave pressão, alargando-as até que elas se tornem brechas grandes o suficiente para o novo entrar. A água fornece o surgimento do caos para que a ordem se rompa e seja reformada.
A água é o elemento da circulação e é capaz de unir as partes formando um todo vivo.”
Allan Kaplan

Livro: Artistas do invisível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário